A profecia do Escolhido

A profecia do Escolhido foi uma antiga lenda Jedi que predisse a vinda de um ser que iria restaurar o equilíbrio para a Força.
A idéia de equilíbrio da Força, um princípio central da Ordem Jedi, se refere ao estado ideal em que a Força existe na natureza, ou seja, o lado luminoso. A presença do lado negro corrompe e destrói esse equilíbrio natural, e os Jedi viram como seu dever de restaurá-lo.
A profecia era uma das centenas de obscuras lendas mantidas pela Ordem Jedi, embora sua origem e conteúdo atual sejam desconhecidos. Acredita-se ter sido criada pelos primeiros filósofos Jedi, depois da criação da República Galáctica mas antes que os primeiros Jedi passassem a desempenhar um papel nela.
A profecia detalhava o nascimento de um que era forte com a Força, que iria derradeiramente trazer balanço aquele campo de força místico através de suas ações. Também indicava que este ser, ao restaurar o balanço, destruir os Sith, que eram a causa da falta de balanceamento, com o seu uso do lado negro da Força. Contudo, como acreditava-se na destruiçã dos Sith na Sentésima Batalha de Ruusan, a profecia foi desacreditada pelo Conselho Jedi. A profecia não era explícita, mas o Conselho acreditava que o Escolhido seria um Jedi, pela profecia ser uma profecia Jedi.  Mas se sucedeu que Anakin Skywalker pôde completar a profecia do Escolhido após 23 anos de conspiração com Palpatine para erradicar efetivamente a Ordem Jedi em 19 ABY como parte do Grande Purgo 
"Completamente derrotado por qualquer um, o lado negro não pode ser, mas somente pelo Escolhido. E quem esse Jedi pode ser? Isso eu não sei, nascido ele ou ela ainda não foi. Sentir isso eu posso. Um servo de pura Força o Escolhido será, mais poderoso que qualquer Jedi na história."
Yoda, do Grande Holocron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário