A Federação dos Planetas Unidos foi fundada em 2161 e combina cerca de 150 governos planetários e colônias unidos para fins comerciais,exploratórios, científicos, culturais, diplomáticos e defensivos mútuos. Os membros da Federação incluem a Terra,Vulcano e outros numerosos Estados planetários.
A Federação é governada pelo Conselho da Federação, composto de vários representantes dos planetas membros, que se reúnem na cidade de San Francisco, na Terra, sendo que o Conselho é liderado pelo Presidente do Conselho, cujo escritório fica em Paris, na Terra.
A Constituição da Federação dos Planetas Unidos, um documento histórico estabelecido em 2161, é a base na qual a Federação é governada para benefício e proteção mútuas dos planetas membros e cidadãos individuais. Todas as pessoas à bordo de uma nave da Federação têm esses seus direitos garantidos.

A Federação Unida dos Planetas tem sua criação remontando ao século XXI. Com a descoberta da Dobra Estelar por Zefran Cochrane e com o Primeiro Contato imediatamente em seguida, o planeta Terra saiu do caos que se encontrava desde a Terceira Guerra Mundial e experimenta uma forte expansão, não só no Sistema Solar, mas em toda a Galáxia. Neste período, surgiram várias colônias longínquas, que podiam tanto ter total independência ou ser dependente do novo governo terrestre, baseado nas Novas Nações Unidas, que, na verdade já era um governo unificado. Nestas expansões e colonizações, podiam surgir seres que não partilhavam a mesma visão e podiam colocar algum empecilho. Uma dessas raças que atravessaram na frente da Terra foi o Império Romulano.